Browse By

Queda de pelo de cachorro – Como tratar

Google+ 2
Pinterest 0

Em primeiro lugar, todos nós devemos saber que todos os cachorros soltam pelos. Uns mais que outros, mas todos sempre soltam ao menos um pouco e isso não significa que ele tenha algum problema. No entanto, você deve ficar atento a algumas coisas e reparar se a quantidade de pelos já atinge uma quantidade muito elevada.  Por isso preparamos um artigo especialmentem para você saber de tudo sobre queda de pelo de cachorro!

Você precisa saber que a queda de pelos em cachorros significa simplesmente uma troca de pelos velhos para outros novos crescerem. Uma queda excessiva de pelos pode ocorrer por vários motivos, tais como algum problema de saúde na pele, shampoo, alimentação e muitos outros.

Aí você me pergunta: Então por quê uns soltam menos pelo do que outros?
A resposta básica é que os cachorros que soltam menos pelos têm uma velocidade mais lenta de crescimento dos pelos até atingir a etapa da queda. Por issso a queda de pelo de cachorro pode variar de acordo com a raça.
Veja nosso artigo com as 10 raças de cachorros que soltam muito pelo.

Queda de pelo em relação às estações do ano
Os cachorros normalmente perdem mais pelos entre o Inverno e a Primera para serem substituídos por pelos mais curtos adaptados para os meses mais quentes do Verão e Outono que virão.

Queda de pelo de cachorro

O que você pode fazer para diminuir a queda de pelo de seu cachorro:
– Manter uma alimentação balanceada
– Banhos e tosas frequentes
– Escovar frequentemente os pelos de seu cachorro

Esse último item é um dos mais importantes, pois além de manter o pelo de seu cachorro saudável, você ainda passa um bom tempo próximo a ele, melhorando ainda mais a relação entre vocês.

Como dissemos, alguns fatores podem elevar a queda de pelo de cachorro, por isso listamos algumas doenças que influenciam na perda anormal de pelos:

Parasitas (Pulgas, carrapatos)
Infecção por fungos ou bactérias
Alergia a alimentos
Problemas nos rins, fígado e tireóide.
Gestação
Alergia a medicamentos
Câncer
Queimadura de sol
Contato com substâncias que possam irritar a pele (Alguns produtos de limpeza)

Quando devo me preocupar e levá-lo ao veterinário?
Assim que notar alguma queda excessiva e anormal dos pelos de seu cachorro, o ideal é levá-lo imediatamente ao seu veterinário. Dessa forma, seu veterinário fará um check-up profissional e detalhado para avaliar a saúde de seu cãozinho. Afinal, manter a saúde em dia é sempre a melhor precaução a qualquer problema.

Queda de pelo de cachorro - Como tratar

Como posso identificar algum problema facilmente?
Fique atento aos sintomas mais comuns de queda de pelo anormal e se identificar alguns dos sintomas abaixo, leve-o imediatamente ao seu veterinário:
– Observe se há uma região totalmente careca
– Vermelhidão na pele
– Muita conceira
– Feridas abertas

Gostou da matéria “Queda de pelo de cachorro – Como tratar”? Então veja também:

Gato salva garoto de ataque de cachorro
Os 12 cachorros mais fotogênicos do mundo
Amor verdadeiro entre cachorro e cavalo (vídeo)

Google+ 2
Pinterest 0

Comments

comments

Leave a Reply