Como treinar um cachorro adulto em 14 passos

É muito importante você treinar um cachorro, ou melhor, treinar o seu cachorro, não importa se ele for de pequeno ou grande porte. Além de ajudá-lo a melhorar seu comportamento, treinar o seu cachorro também irá melhorar sua relação com ele. E ainda mais importante, treinar um cachorro por significar salvá-lo até mesmo de ser atropelado por um carro. Veremos melhor abaixo um passo-a-passo de como treinar um cachorro:

1. Nunca use uma coleira de corrente. Elas incomodam o cachorro e podem fazer com que ele não goste de você. Além disso podem machucar seu pescoço gravemente!

1como-treinar-um-cachorro-adulto

2. Pegue alguns biscoitos que seu cão goste. Dê a ele um de cada vez, pouco a pouco, fazendo com que coma mais devagar, sem a preocupação de que poderá engordar.

2como-treinar-um-cachorro-adulto

3. O comando mais importante que você pode treinar seu cão ainda está para vir. Diga-lhe para vir sempre que você alimentá-lo. Dessa forma, você condicionará o seu cão a sempre vir quando você chamar, em qualquer circunstância. Você também pode usar a coleira e puxar dizendo para que ele venha também.

3como-treinar-um-cachorro-adulto

4. Com a coleira, leve seu cachorro constantemente para algum lugar para treinar. Dica: as coleiras retráteis geralmente não são uma boa ideia, pois se rompem facilmente. Você também deve verificar se a coleira é confortável tanto para o pescoço de seu cão como para a sua mão.

4como-treinar-um-cachorro-adulto

5. Quando for caminhar com seu cachorro, aproveite o tempo para ensinar comandos a ele, como andar, parar, correr, sentar. Você pode criar um comando diferente para cada coisa, mas lembre-se de sempre usar o mesmo comando para não confundir o seu cão.

5como-treinar-um-cachorro-adulto

6. Se você deseja que seu cachorro acelere o passo, diga a ele que o faça. Se você quer que ele diminua o ritmo, diga a ele que o faça. E se ele está forçando demais a coleira, dê um puxão para obter sua atenção e diga para ir mais devagar.

6como-treinar-um-cachorro-adulto

7. Diga ao seu cachorro para sente quando vocês pararem de caminhar. Se ele não fizer ou simplesmente porque não sabe, puxe um pouco a coleira em sua direção e empurre suas costas levemente em direção ao solo, repetindo o comando para sentar.

7como-treinar-um-cachorro-adulto

8. Após aprender o comando de sentar, é hora de ensinar-lhe como deitar. Para fazer com que seu cachorro se deite, você deverá fazê-lo sentar primeiro e após isso pressionar seus ombros levemente para o chão repetindo o comando para deitar. Se isso não funcionar, fique à sua frente quando estiver sentado e pressione suas datas da frente para baixo levemente enquanto repete o comando. Se isso também não funcionar, você poderá tentar da seguinte maneira: posicione-se ao seu lado e, lentamente e com muito carinho, pegue as duas patas opostas a você (frente e trás) e puxe-as em sua direção. Isso fará com que seu cão deite lentamente. Não esqueça de dizer o comando e oferecer recompensas e carinho após deitar, pois isso ajudará da próxima vez.

8como-treinar-um-cachorro-adulto

9. Se você se deparar com algo que você não quer que seu cão coma ou perceber que ele está interessado em uma outra pessoa ou animal de estimação que esteja passando pela rua, diga a ele para não fazer nada. E toda vez que responder a esse comando, elogie e dê recompensas.

9como-treinar-um-cachorro-adulto

10. Se quiser treinar um cachorro para não mastigar algo ou repreender sempre que pegá-lo mastigando algo, diga para que solte. Se não soltar o objeto, empurre suas bochechas perto da parte de trás do osso da mandíbula e peça para que solte novamente. Quando fizer, elogie!

10como-treinar-um-cachorro-adulto

11. Se o seu cão sobe na móveis de casa ou pula em você sem permissão, diga a ele para sair como forma de repreensão e elogie assim que ele fizer. Se necessário, empurre seu cachorro lentamente para fora do móvel. Se ele pula em você sem permissão, diga a ele para sair e mova seu joelho para a frente para encostar nele, significando que não avance. Elogie!

11como-treinar-um-cachorro-adulto

12. Elogie seu cão e dê recompensas sempre que ele fizer algo que deseja que ele repita sempre, independe se foi devido algum comando que você deu ou se ele mesmo fez por conta própria.

12como-treinar-um-cachorro-adulto

13. Interaja com seu cachorro todos os dias por pelo menos 20 minutos ao dia. Tente passar um tempo máximo de uma hora com seu cachorro em alguma atividade, além de somente as famosas caminhadas. Isso contribuirá para que seu cão não fique irritado com o tempo.

13como-treinar-um-cachorro-adulto

14. Nunca grite ou agrida seu cão em qualquer ocasião, pois isso poderá se transformar em medo! Se você bater no seu cachorro frequentemente e muito forte, provavelmente ele sempre terá medo de que qualquer mão se aproxime dele. Dessa forma, quando uma criança for acariciar seu cachorro, ele pode entender de forma diferente e pensar vão agredi-lo novamente. Ele ficará com medo e pensa “Esta pessoa vai me bater hoje?” Assim, ele poderá acabar mordendo a criança para se defender.

14como-treinar-um-cachorro-adulto

Comentários

Comentários

Leave a Reply