Como preparar seu cachorro para a chegada de um bebê

Dicas importantes para você preparar seu cachorro para a chegada de um bebê, evitando conflitos e mudanças de comportamentos.

Nossos cachorros estão muito em sintonia com a gente, por isso uma mudança como a gravidez é facilmente notada por seu cachorro. Mas isso não quer dizer que seu cachorro já está preparado para a chegada do novo membro!
Por isso preparamos algumas dicas de como preparar seu cachorro para a chegada de um bebê:

Foco na liderança

Nove meses são mais do que suficientes para você e seu cachorro entrarem em sintonia e se acostumarem com a ideia do novo bebê e impor algumas mudanças de hábitos e treinar sua liderança. Isso será fundamental para ter um cachorro obediente quando seu filho nascer.

Cuidado com sua energia

A gravidez afeta todo seu corpo, inclusive sua mente! Você poderá se sentirá alegre, ansiosa ou preocupada, mas lembre-se: seu cachorro é sensível e capta todos esses sentimentos junto com você.

Acostumando seu cachorro ao cheiro do bebê

Traga algum item do bebê antes de levá-lo para casa após o parto, como uma rooupinha, babador ou toalha que ele já tenha usado. Nesse exercício, é importante você treinar a distância entre o objeto e seu cachorro. Desafie seu cachorro a cheirar sem tocar enquanto você segura o objeto. Ao fazer isso, você está comunicando ao seu cachorro que esse item é seu e você está dando permissão para que ele possa cheirar. “Esse item pertence a mim e você vai precisar seguir minha regras sobre isso.” Isso ajuda a começar com o processo de criar respeito entre seu cachorro e o bebê.

Como preparar seu cachorro para a chegada de um bebê

Hora da apresentação

Comece levando seu cachorro para uma longa caminhada para secar todas suas energias. Quanto voltar para casa, tenha certeza que seu cachorro está calmo e comportado antes de convidá-lo a entrar. Assim que entrar, seu cachorro intantaneamente vai notar o novo cheiro na casa. Se você já apresentou o cheiro do bebê no tópico anterior, agora já será familiar para ele. A mãe ou o pai devem segurar o bebê no colo e deixar o cachorro cheirar respeitando a distância de segurança que você já treinou. Aos poucos, você poderá permitir que seu cachorro se aproxime mais, sempre com muito cuidado e segurança, treinando assim a sua liderança.

Educando seu cachorro

Uma vez que seu filho(a) já esteja um pouco maior e comece a entender as coisas, é hora de você supervisionar a interação entre ele com e seu cachorro. É uma oportunidade de ensinar seu filho a respeitar o cachorro, não bater, não tocar no rabo, etc. Muitas crianças que não foram educadas acabam provocando cachorros, até mesmo calmos, porque não foram bem instruídos pelos pais e podem atrapalhar na relação entre os dois.

Não esqueça seu cachorro

Sabemos que com a chegada do novo membro, fica mais difícil doar um pouco de tempo ao seu cachorro. Mas você precisará manter uma rotina de caminhadas e brincadeiras com seu cachorro para que ele continue se sentindo parte da família e não desperte o sentimento de “ciúmes” com o novo bebê.

A raça não importa

Por mais que existam algumas raças mais calmas e consideradas mais amigáveis às crianças (fotos de cachorros fofos com bebês), isso não quer dizer que você não precisa se preocupar. Claro que bebês já foram mordidos por Rottweilers e Pit Bulls, mas também já foram atacados por chow-chows, Chihuahuas e vira-latas. Um bebê já foi morto pela linda raça Lulu da Pomerânia. Qual o segredo? Liderança! Seja sincera com você mesmo. Você consegue controlar seu cachorro em qualquer situação?

A segurança de seu filho em primeiro lugar

Se mesmo depois de preparar seu cachorro para a chegada de um bebê e não está 100% confiante em relação à segurança de seu filho, experimente contratar um profissional para ajudar. E se mesmo assim você ainda não estiver seguro, comece a procurar um novo lar para seu cachorro, para garantir o bem-estar dos dois. Não será uma decisão muito fácil, mas talvez seja a melhor solução nesse caso.

Fonte: www.cesarsway.com

Comentários

Comentários

Leave a Reply